quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diretrizes Curriculares 2009

As Diretrizes Curriculares para a educação pública do Estado do Paraná representam um documento oficial, a ser utilizado nas escolas, que tem como característica principal de sua construção: a horizontalidade, pois contou com a participação de todas as escolas e Núcleos Regionais de Educação do Estado, e faz ressoar nela as vozes de todos os professores das escolas públicas paranaenses.

"Este é um documento que traça estratégias que visam nortear o trabalho do professor e garantir a apropriação do conhecimento pelos estudantes da rede pública.

Os mesmos princípios democráticos que fundamentaram a construção destas Diretrizes solicitam, dos professores, o engajamento para uma contínua reflexão sobre este documento, para que sua participação crítica, constante e transformadora efetive, nas escolas de todo o Estado, um currículo dinâmico e democrático.

Nesses cadernos estão contemplados o texto Educação Básica e a opção pelo currículo disciplinar, que discorre principalmente sobre a concepção de currículo para a Educação Básica paranaense, as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) de sua disciplina e, no anexo, ao final do caderno, a Tabela de Conteúdos Básicos construída e sistematizada pelas equipes disciplinares do Departamento de Educação Básica. Os conteúdos são organizados por séries e devem ser tomados como ponto de partida para a organização da proposta pedagógica curricular das escolas".

O conhecimento dos conteúdos das diferentes áreas é de vital importância aos acadêmicos em formação, das diferentes licenciaturas.
Arte
ciências
Educação física
Ensino Religioso
Filosofia
Física
Geografia
Língua Portuguesa
Matematica
Química
Sociologia
Historia
Biologia
LEM - Lingua estrangeira Moderna

Caminhada da Diversidade em Maringá


A I Caminhada da Diversidade de Maringá ocorrerá neste domingo (22/05), às 15h, com concentração na Praça do Paço Municipal.

Trata-se de um evento convocado pela ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes - Livre) do Paraná e que têm como eixos a Luta pela equiparação jurídica dos direitos civis de Homossexuais desde o Governo Dilma, a Luta pela aprovação da PL 122 e mais localmente, a luta pela aprovação do Projeto Escola sem Homofobia.

Confira a convocatória